quinta-feira, 16 de junho de 2011

Resumo de Física

PRINCÍPIOS DA DINÂMICA
1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia
Um corpo tende a permanecer sua aceleração, ou seja, se em movimento tende a permanecer em movimento e se ele está em repouso tende a permanecer em repouso.
Exemplo: Quando o veículo é brecado, os passageiros tendem a manter-se no seu estado de movimento. Por isso, as pessoas "vão para frente" do ônibus quando este é brecado. Na realidade, a mudança do estado de movimento é apenas do ônibus. Os passageiros simplesmente tendem a manter-se como estavam.
2ª Lei de Newton – Princípio Fundamental da dinâmica
Toda força é resultante da quantidade de massa e de aceleração. Ou seja,

Exemplo: Quando um força de 12N é aplicada em um corpo de 2kg, qual é a aceleração adquirida por ele?
F=ma
12=2a
a=6m/s²
3ª Lei de Newton – Princípio da Ação e Reação
As forças atuam sempre em pares, para toda força de ação, existe uma força de reação.
Exemplo: Quando você dá um murro na parede a força que você joga contra ela volta pra você e você sente dor.
 Força
Força: É uma interação entre dois corpos.
Força Resultante: É a força que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo.
Força Peso
 se um corpo de massa m, sofre a aceleração da gravidade, quando aplicada a ele o principio fundamental da dinâmica poderemos dizer que:

O Peso de um corpo é a força com que a Terra o atrai, podendo ser variável, quando a gravidade variar, ou seja, quando não estamos nas proximidades da Terra.
A massa de um corpo, por sua vez, é constante, ou seja, não varia.
Força Normal
É exercida pela superfície sobre o corpo, podendo ser interpretada como a sua resistência em sofrer deformação devido ao peso do corpo. Esta força sempre atua no sentido perpendicular à superfície, diferentemente da Força Peso que atua sempre no sentido vertical.                     Para que este corpo esteja em equilíbrio na direção vertical, ou seja, não se movimente ou não altere sua velocidade, é necessário que os módulos das forças Normais e Peso sejam iguais, assim, atuando em sentidos opostos elas se anularão.
Força de Contato
Forças de contato exigem, para sua aplicação, o contato físico: atrito, tração, força normal e torção são exemplos de forças de contato.
Força de Tração
Dado um sistema onde um corpo é puxado por um fio ideal, ou seja, que seja inextensível flexível e tem massa desprezível.

Podemos considerar que a força é aplicada no fio, que por sua vez, aplica uma força no corpo, a qual chamamos Força de Tração .


Nenhum comentário:

Postar um comentário