quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cont- Dicas quentes

Cap 6

F)Antigo Regime – Política e Economia
 antigo regime- eles viviam no absolutismo monárquico e a economia era
mercantilista, ou seja, o rei interferia no comércio do povo.

G)Antigo Regime – sociedade
 A sociedade era estamental e praticamente sem mobilidade social.O primeiro estado era a nobreza, o segundo estado era o clero, e o terceiro era a burguesia e o resto do povo. Somente o terceiro estado pagava impostos.Era quase impossível mudar de um estado para o outro.

H)  Características do iluminismo
Eles eram contra o absolutismo monárquico e o clero, era a favor da ciência e da razão e defendia a liberdade política, expressão, econômica e religiosa.

I)John Lock e Voltaire
 John Lock: orei tinha que garantir os direitos naturais do povo e o povo tinha o direito da rebelião.
Voltaire: Ardoroso defensor da liberdade de expressão.

J)Montesquieu e Rosseau
 Montesquieu: tripartição do poder do rei: executivo, legislativo e judiciário.
Rosseau: totalmente contra a propriedade privada e grande percussor da democracia.

K)Diderot e D’Alembert
 Era enciclopedistas , foram os primeiros á criar enciclopédias para instruir o povo .Reuniram em suas obras o conhecimento produzido pela humanidade até então .


L) Os fisiocratas
Lei da oferta e da procura ( o mercado se auto-organiza) Quesnay; a terra era a maior fonte de riqueza.

M)A escola Clássica
 Principal idealizador: Adam Smith; o trabalho era a maior fonte de riqueza e concordava com a lei da oferta e da procura.

N)O despotismo esclarecido
 Alguns reis adoram algumas idéias iluministas, mais sem perder o poder absoluto.

O) Conseqüências
Inspirou revoltas por independência e contra o antigo regime no mundo inteiro

Cap 7

P) Servidao temporaria
Era os componentes que trabalhavam durante um certo tempo nas plantações para pagar a passagem de navio para a América.

Q) Comercio triangular
*Os estadunidenses conseguiam melaço nas Antilhas e transformavam em rum, depois trocavam o rum, armas e tecidos por pessoas escravizadas, na Costa Ocidental da África, por último levavam os escravos para serem vendidos nas fazendas das Antilhas de lá voltavam com mais melaço para transformarem rum.

R) Tipos de colonização
 Povoamento: foram as Américas do Centro-Norte, pois tinha um clima muito parecido com o da Europa.Eles praticavam a policultura em minifúndios, a mão-de-obra, era familiar e a produção era para abastecer o mercado interno.
Exploração: foi na América do Sul, pois o clima era tropical. Eles praticavam o plantation, a monocultura em latifúndios, a mão-de-obra era escrava e a produção era toda direcionada ao mercado externo.

S) Antecedentes da independência
Devido aos gastos que a Inglaterra teve com a “Guerra dos Sete Anos” (Inglaterra x França) e por causa também da revolução industrial.

T) Causas da independência
 A Inglaterra começou a cobrar  a cobrar muitos e altos impostos para os Estados Unidos, e os obrigou a comprar somente os produtos dos ingleses, ou seja, estavam proibidos de fazer negócios com qualquer outro país.

U) Leis intoleráveis e festa do chá
As leis intoleráveis foi um conjunto de leis da Inglaterra decretou e que os estadunidenses consideram intoleráveis. A festa do chá, foi o nome dado ao acontecimento, em que disfarçados de índios, cerca de 150 colonos invadiram 3 navios ingleses, no Porto de Boston e atiraram o chá ao mar, devido a Inglaterra terem entregado a Companhia das Índias Orientais,em Londres, o controle sobre a venda de chá para as Treze Colônias (conhecida como a lei do chá).

V) Líderes
* George Washigton e Tomas Jefferson. George W. foi nomeado comandante das tropas do norte-americanos, no Segundo congresso continental da Filadélfia e TomasJ.foi o principal autor da declaração da independência dos Estados Unidos.

W) Lutas da independência
Guerra dos”Patriotras” contra os “ Jaquitus-vermelhos” foi difícil e se estendeu por cerca de 6 anos
Paralóga (1777), os colonos atraíram o apoio da França, da Holanda e da Espanha, que passaram a ajudar os colonos com armas, soldados e dinheiro.

X) Constituiçao de 1787
A constituição definia os Estados Unidos como uma república federalista e presidencialista; os poderes foram divididos em 3 e o sistema seria republicano, com direito ao voto. Toda sua constituição foi elaborada em conceitos iluministas, pois o poder seria dividido em 3, o povo teria direito de fazer rebeliões e de votar, ou seja, provocaram que esses princípios poderiam ser seguidos.

Z)Conseqüências
 Teve a continuidade da escravidão, somente era permitido a participação política a homens brancos e ricos e a independência dos Estados Unidos serviu de exemplo aos outros países da América, e para os países da Europa, como a França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário