terça-feira, 14 de junho de 2011

América Latina

AMÉRICA LATINA – O SUBDESENVOLVIMENTO NO CONTINENTE AMERICANO
A dependência é representada pela necessidade de investimentos realizados pelas empresas multinacionais, por empréstimos concedidos pelos governos e bancos de países desenvolvidos (e pelo pagamento de juros), pela importação de bens de alta tecnologia, pela remessa de lucros das empresas transnacionais instaladas nesses países, pela influencia na cultura e nos modos de vida das sociedades latino-americanas.
OBS: os países latino-americanos estão entre os que possuem maiores dívidas externas.
DIVÍDAS EXTERNAS
Para acompanhar o desenvolvimento dos outros países os países latino-americanos disporam de capitais e de recursos. Mas para isso precisaram de capital emprestado de outros países. Daí vem a dívida externa.
A CRISE DA DÍVIDA EXTERNA E O AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS SOCIAIS
O agravamento dos problemas sociais, com o aumento da pobreza, está relacionado às políticas de orientações da economia postas em prática pela maioria dos governos latino-americanos. As ideias que nortearam essas políticas foram elaboradas nos Estados Unidos, por meio de reuniões entre funcionários do governo norte-americano e de organismos financeiros e de desenvolvimento internacionais e ficaram conhecidas como o Conselho de Washington.
Durante dessa crise os funcionários propuseram o corte de gatos do governo, privatizações (venda de empresas estatais) e a redução das restrições (como impostos altos) à entrada de investimentos e mercadorias estrangeiros.
Essa situação fez empresas multinacionais entrarem na América-Latina, deixando os preços mais baratos que os preços das empresas do local. Assim muitas empresas nacionais faliram e houve aumento de desemprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário